Foto

Nissan Leaf, a revolução do pai dos elétricos

O Nissan Leaf marcou o início de uma nova era automóvel ao ser o primeiro carro elétrico produzido em massa. Lançado em 2010 e com cerca de 700 mil unidades vendidas, foi o carro elétrico mais popular no mundo e agora é alvo de uma nova geração que promete ser mais ousada, eficiente e inovadora.

Totalmente redesenhado, o novo Leaf assenta numa nova fórmula, completamente diferente e em formato crossover, apresenta-se com um visual mais robusto e proporções equilibradas, o que lhe confere um aspeto mais premium. Estas mudanças de silhueta fazem dele um veículo mais aerodinâmico e apelativo, principalmente pelo jogo de luzes com efeito 3D na traseira.

O Leaf está 13 cm mais curto que o modelo anterior, medindo por isso 4,35m mas, em contrapartida, está 1 cm mais alto e 2 cm mais largo, o que faz dele mais espaçoso e pensado para famílias.

O seu interior está irreconhecível e um salto tecnológico impressionante. Apresenta dois ecrãs de 14.3” polegadas com o sistema Google Automotive integrado que transformam a experiência do habitáculo e de qualquer viagem, se a mesma estiver planeada no Google Maps, o sistema de pré-condicionamento da bateria reconhece o momento em que terá de ser carregado e irá colocar a bateria à temperatura ideal. As novidades não ficam por aqui, com um sistema de som premium da Bose ao seu dispor, e um tejadilho panorâmico que pode ficar opaco ou transparente, cada viagem é uma aventura e experiência sensorial.

As melhorias do Leaf não foram apenas visuais, o coração elétrico também foi melhorado e, assente na plataforma CMF-EV, este modelo está disponível com duas baterias distintas: a de 52 kWh que tem capacidade para fazer 436 km de autonomia e a de 75 kWh que permite uma autonomia total de 604km.

Contudo, a nível de potência não houve alterações, a versão mais potente oferece 218 cv e 355 Nm e a versão de estrada oferece 177 cv, o comum entre ambas as versões é a suspensão traseira multi-link que oferece maior rigidez estrutural.

Com chegada prevista no início do segundo trimestre de 2026, o novo Nissan Leaf promete continuar a liderar o caminho da mobilidade elétrica, desta vez mais inteligente, envolvente e preparado para o futuro.

O novo Leaf é mais do que um carro, é um convite a redescobrir o prazer de conduzir de forma sustentável, tecnológica e a pensar em si.