Foto

Opel iniciou a produção automóvel há 125 anos

  • O início de uma era: a assinatura do contrato em 1899 transformou a Opel, a primeira marca do Grupo A MatosCar, num fabricante de automóveis
  • Os atuais bestsellers “made in Rüsselsheim”: Opel Astra e Astra Sports Tourer
  • Um aniversário sob o signo da eletromobilidade: versões elétricas a bateria em todas as gamas de modelos Opel em 2024

O ano de 2024 representa um momento especial para a Opel, subordinado à temática da eletromobilidade. Pela primeira vez na história da Marca, todos os modelos terão uma variante elétrica a bateria, com destaque para o novo Opel Astra Sports Tourer Electric, uma das primeiras carrinhas elétrica a bateria do mercado. Contudo, foi há 125 anos que a Opel, a primeira marca do Grupo A MatosCar, lançou as bases para uma mobilidade de quatro rodas acessível, inovadora e preparada para o futuro.

Em 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel, filho do fundador da empresa, Adam Opel, assinou um contrato com o serralheiro Friedrich Lutzmann para comprar a sua Motorwagenfabrik (fábrica de automóveis), facto que marcou o início da produção de automóveis na Opel. Marcou, também, o início de uma nova era que viria a fazer história muito para além de Rüsselsheim. Até então uma bem-sucedida fabricante de máquinas de costura e bicicletas, a Opel aventurava-se, assim, num território desconhecido para a empresa. Foi há exatamente 125 anos. 

Desde então, mais de 75 milhões de veículos Opel saíram das linhas de produção em toda a Europa. Um dos atuais bestsellers tem origem em Rüsselsheim: a mais recente geração do Opel Astra. Quando a Opel assinala o 125º aniversário da produção automóvel e define o rumo para o futuro, o inovador modelo do segmento compacto sai hoje da linha de montagem dotado de tecnologias avançadas e unidades de tração eletrificadas e sem emissões locais.

Finais de 1890: das máquinas de costura e bicicletas para os automóveis

A história de sucesso da Opel começou em 1862. Adam Opel construiu a sua primeira máquina de costura em Rüsselsheim, lançando assim as bases da empresa. A Opel tornou-se rapidamente num dos maiores fabricantes de máquinas de costura da Alemanha e exportava para toda a Europa. Com as bicicletas, a Opel conquistou a sua segunda base de sucesso. Nos anos 20 - paralelamente à atividade automóvel - a Opel tornou-se o maior fabricante de bicicletas do mundo, um sucesso pelo qual foram responsáveis os filhos do fundador da empresa, entretanto falecido.

Foram também eles que procederam às mudanças fundamentais na Opel para a sua passagem para os transportes motorizados. Devido ao declínio do negócio das bicicletas na década de 1890, os irmãos Opel estavam à procura de novos produtos e descobriram o automóvel. Em 1897, Fritz e Wilhelm Opel visitaram o primeiro Salão Automóvel da Alemanha, em Berlim, onde conheceram Friedrich Lutzmann. O mestre serralheiro produzia automóveis desde 1894 e, por conseguinte, tinha a experiência que os irmãos Opel procuravam. Convidou os irmãos Opel a visitarem a sua fábrica em Dessau, onde Fritz e Wilhelm reconheceram imediatamente o potencial de fabrico de automóveis que Lutzmann lhes oferecia.

Inicialmente, todos os envolvidos tinham em mente apenas uma cooperação, mas os irmãos Opel acabaram por fazer a Lutzmann uma atraente oferta pela totalidade das instalações de produção, incluindo o terreno, o edifício e o equipamento da fábrica. A 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel e Friedrich Lutzmann assinaram o contrato por um preço de aquisição, à época, no valor de 116.887 marcos e a fábrica passou a ser propriedade da Opel. 

Toda a empresa, incluindo os empregados e a maquinaria, foi transferida de Dessau para a sede da Opel em Rüsselsheim. O próprio Lutzmann foi nomeado Diretor de Vendas da nova Adam Opel Motorfahrzeug-Fabrik.

A aquisição da produção e das patentes permitiu à Opel ganhar imediatamente anos de experiência na produção de veículos automóveis. A partir de então, Lutzmann e alguns funcionários especificamente selecionados, provenientes da produção de bicicletas da Opel, passaram a fabricar automóveis com a designação Opel num edifício especialmente construído para o efeito. Os primeiros anúncios dos novos modelos surgiram logo na primavera de 1899 e anunciavam: “Os automóveis Opel são os melhores”.

Um sucesso pioneiro de Rüsselsheim: o novo Astra Sports Tourer Electric

Enquanto há 125 anos o Opel-Patentmotorwagen System Lutzmann se mostrava uma conquista pioneira enquanto primeiro automóvel de Rüsselsheim, hoje este pioneirismo traduz-se na mais recente geração do best-seller Opel Astra, concebido, desenvolvido e produzido na Alemanha.

As suas versões topo de gama, eletrificadas e particularmente dinâmicas, Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe (consumo de combustível: 1,3 l/100 km; emissões de CO2: 30-29 g/km; valores WLTP ) saem da linha de montagem em Rüsselsheim, juntamente com o novo Astra Sports Tourer Electric. A carrinha compacta 100% elétrica, uma das primeiras do seu segmento, fez a sua estreia mundial no IAA Mobility do ano passado, impressionando todos com o seu design, conforto e espaço, e, acima de tudo, pelo seu desempenho. O motor elétrico desenvolve 115 kW/156 cv e um possante binário máximo de 270 Nm. Além disso, enquanto muitos outros automóveis elétricos estão limitados a 150 km/h ou 160 km/h, o novo Astra Sports Tourer Electric pode atingir uma velocidade máxima de 170 km/h, sendo possível obter uma autonomia de até 413 km (WLTP ) com um único carregamento da bateria. Estão igualmente disponíveis tecnologias de ponta, tais como os faróis Intelli-Lux LED Pixel Light, com 168 elementos LED e líderes na sua classe, e o sistema Intelli-Drive 2.0 com mudança de faixa semiautomática e adaptação inteligente da velocidade.

125 anos após o início da produção automóvel em Rüsselsheim, a Opel e os seus clientes conduzem rumo a um futuro sem emissões locais, com veículos com condução apelativa e adequados para o uso quotidiano. O ano de 2024 ficará, assim, marcado pelo importante aniversário e pela continuidade do percurso da Opel na via da eletrificação, acompanhado de celebrações e de novos modelos inovadores.