Foto

Hyundai XCIENT Fuel Cell

Frota de camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell ultrapassou, no total, 1 milhão de quilómetros em 11 meses de serviço!

Durante este período, a frota reduziu as emissões de CO2 em mais de 631 toneladas. Desde que chegou às estradas suíças em outubro passado, a frota de 46 camiões fuel cell conseguiu atingir esse marco ao serviço de 25 empresas suíças dos setores da logística, distribuição e abastecimento de supermercados.

Crescimento da frota 
Após o lançamento do modelo em 2019, a Hyundai revelou o camião XCIENT Fuel Cell 2021 no mês passado. A nova geração de camiões apresenta um design arrojado da grelha dianteira, bem como atualizações para melhorar o seu desempenho. Os novos camiões estão disponíveis numa configuração de carroçaria 4x2 ou 6x2. Um total de 140 unidades do modelo 2021 irão ser enviadas para a Suíça até ao final deste ano. Levando essa mudança ecológica ainda mais além, a frota deverá crescer para 1.600 camiões movidos a hidrogénio até 2025. 

Uma Europa movida a hidrogénio 
A Europa está a mudar gradualmente para uma mobilidade sustentável. A União Europeia anunciou um plano de recuperação ecológico como parte da sua nova estratégia de hidrogénio. O plano assenta no aumento significativo da produção de hidrogénio verde na Europa ou, em alternativa, hidrogénio obtido através de fontes renováveis. O hidrogénio verde é gerado através da utilização de eletricidade renovável como, por exemplo a energia hidrelétrica, para separar as moléculas de hidrogénio e oxigênio na água, resultando na ausência de emissões de dióxido de carbono. Este processo é conhecido como eletrólise. O aumento da disponibilidade de combustível hidrogénio, bem como o aumento do número de postos de reabastecimento, levará, consequentemente, a um aumento de transportes livres de emissões.