Foto

Que cuidados deve ter com seu carro na chuva?

Chegaram os dias chuvosos! O seu carro está preparado para os lençóis de água?

Em quase todo o país, os meses chuvosos do ano reservam para os condutores grandes dificuldades nas estradas.

Se utiliza o seu carro diariamente para ir para o trabalho, se faz viagens ao fim de semana ou se passa o dia a conduzir na cidade, é importante tomar alguns cuidados com o seu carro para aumentar a segurança e não colocar ninguém em risco. Saiba como garantir proteção para si e para o seu veículo em tempo de chuva:

Limpa-vidros:

Em dias de chuva, o primeiro passo é garantir a melhor visibilidade possível na estrada, e este é um dos utensílios mais importantes para a época de chuva.

Fique atento aos riscos de borracha no vidro e ao som emitido pela peça, quando esta passa pelo para-brisas: estes são dois indícios que está na altura de trocar! Não se esqueça também de ver o vidro traseiro!

Faróis

Dias de chuva são naturalmente mais escuros, e muitos momentos requerem que tenha os faróis acesos. Por esta razão, não deixe de fazer uma revisão geral às luzes do seu automóvel antes de andar na estrada, pois além da questão da segurança, o condutor corre o risco de perder pontos na carta.

As luzes de sinalização como os piscas também devem estar em perfeito estado de funcionamento, para evitar transtornos.

Pneus

A água reduz o atrito entre o asfalto e os pneus, sendo que o acumular de líquido pode gerar a famosa aquaplanagem, processo no qual o condutor praticamente perde o controle do carro devido à falta de contacto entre o pneu e a estrada.

Confira sempre altura do relevo dos pneus (ranhuras na borracha) do seu carro, pois são eles que demonstram a condição atual da borracha. E em caso de aquaplanagem, não se desespere: apenas pare de acelerar, mantenha a direção reta e não pise no travão.

Travões

Juntamente com os pneus, o sistema de travagem é responsável por parar o seu carro nalguma emergência, e por isso deve estar em boas condições. Confira periodicamente o liquido dos travões e a condição de todos os componentes do sistema de travagem, como discos, cilindros, etc. Fique atento a qualquer ruído ou demora ao travar: estas são algumas indicações de que seu travão precisa de manutenção.

Sistema de circulação de ar

O sistema de ventilação do veículo exerce papel fundamental quando o vidro começa a embaçar. Por esse motivo, com ar condicionado ou não, é necessário realizar manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação, já que, em casos de opacidade do vidro, eles resolvem o problema de maneira mais rápida, evitando que o condutor se arrisque ou tenha que parar o carro na via.

Cuidado ao estacionar

Vale a pena lembrar ainda que, geralmente, chuvas fortes vêm acompanhadas de raios e quedas de árvores — para não falar na queda de granizo ou até mesmo inundações na via pública — o que, além de bloquear as estradas, pode causar danos aos veículos estacionados nos arredores.

Não há como prever se uma árvore irá cair ou se a chuva que vem será capaz de derrubar algumas delas ou causar uma cheia, por isso, nesta época do ano, opte por deixar o carro em áreas cobertas ou, ao menos, longe de árvores maiores e, se possível, em lugares que não costumam alagar.

Mais atenção ao conduzir

Além das dicas de manutenção, é sempre bom ter em conta alguns conselhos na hora de conduzir com chuva, tais como não ultrapassar a distância de segurança, reduzir a velocidade, redobrar o cuidado nas ultrapassagens e ficar atento à visibilidade.

Mais importante do que chegar cedo, é chegar são e salvo. Portanto, em casos extremos, se a situação estiver muito difícil para o seu veículo, não hesite em colocar a sua viagem em pausa e retomar a mesma assim que possível!

Está com medo do tempo chuvoso? Agende uma revisão ao seu veículo nas oficinas A MatosCar!