Foto

Fiat Tipo Cross Anunciada para 2021

Fiat Tipo Cross 2021 revelado com melhoria nas motorizações


Renascido em 2016, o Fiat Tipo recebe agora um facelift, de modo a tentar acompanhar a concorrência.

As principais novidades contam com um visual revisto, uma melhoria tecnológica, novas motorizações e, talvez a maior novidade de todas, uma variante Cross que atrai os fãs dos SUV.

Design

Na grelha o logótipo deu lugar ai lettering “FIAT” em letras grandes que sugerem uma atualização na identidade da marca. A isto juntam-se faróis dianteiros em LED - o que é uma novidade -, novos para-choques dianteiros, mais acabamentos cromados, novos faróis traseiros em LED e jantes de 16” e 17” com um novo design.

Já no interior, o Fiat Tipo recebeu um painel de instrumentos digital de 7” e um ecrã de 10,25” com o sistema UConnect 5 estreado pelo novo 500 elétrico. Além disto, no interior do Tipo encontramos ainda um volante e uma manete da caixa de velocidades completamente novos.

Para já baseado na versão hatchback (com uma enorme probabilidade de uma versão baseada na carrinha), o Tipo Cross é 7cm mais alto que o Tipo “normal” e conta com um visual mais off-road, cortesia das proteções em plástico nos para-choques, cavas das rodas e saias laterais, pelas barras de tejadilho e até pelos pneus mais altos. A Fiat afirma que o Tipo Cross tem mais 4cm de altura ao solo face aos restantes Tipo, recebendo a calibração da suspensão baseada no Fiat 500X.

Motorizações

O renovado Fiat Tipo traz também novidades no capítulo mecânico. A maior de todas passa pela adoção do motor 1.0 Turbo de três cilindros FireFly com 100cv e 190Nm.

Este vem substituir o 1.4l que encontramos atualmente debaixo do capô do modelo italiano e que oferece 95cv e 127Nm, ou seja, o novo motor permite um ganho de 5cv e 63Nm ao mesmo tempo que promete menores consumos e emissões.

No campo do Diesel, a grande novidade passa pela adoção de uma versão de 130cv do 1.6l Multijet (um ganho de 10cv). Para quem não precisar de tanta potência, estará também disponível um motor Diesel de 95cv — que deverá continuar a ser o 1.3l Multijet, apesar de não indicado no comunicado oficial.

Para quando? E que preços?

A gama do Fiat Tipo vai dividir-se em duas variantes: Life (a mais urbana) e Cross (a mais aventureira). Estas dividem-se ainda em níveis de equipamento específicos.

A variante Life tem os níveis “Tipo” e “City Life” e “Life” e estará disponível nos três tipos de carroçaria. Já a variante Cross está disponível nos níveis “City Cross” e “Cross” e, pelo menos por enquanto, só estará disponível no hatchback.

Para já, tanto os preços como a data prevista para a chegada do Fiat Tipo ao mercado nacional continuam a ser uma incógnita, mas tudo aponta que seja já em 2021.

Lançado em 2016, o Fiat Tipo tem sido um sucesso sólido para a marca, especialmente nos mercados de exportação, já que 70% de todos os 670.000 carros vendidos até agora chegaram a clientes fora da Itália.