Foto

Chegou o Novo Kia Rio!

Um novo motor 1.0 sobrealimentado, revisão das motorizações existentes e uma gama de equipamento abrangente marcam a entrada do novo Kia Rio no mercado português. Neste que é um dos segmentos de mercado mais competitivos, a nova geração do Rio reforça os principais pontos fortes, como o carácter prático, a qualidade e a tecnologia, fruto de um design interior e exterior renovado e equipamentos de segurança e telemática avançados.

 

A gama portuguesa é constiuida por duas motorizações, o conhecido 1.2 e um novo 1.0 T-GDi, e dois níveis de equipamento, Urban e Drive. A oferta nacional conta agora dois motores Smartstream a gasolina: o novo 1.0 l T-GDi de 100 cv e uma versão renovada do 1.2 aspirado, que oferece tecnologia de injeção Dual Port e 84 cv de potência. Os níveis de equipamento são dois, Urban e Drive, e os preços de comercialização começam nos 14 250€.

 

No capítulo das motorizações, destaque para o novo Smartstream, que substitui o anterior 1.0 T-GDi da geração “Kappa”, surgindo equipado com tecnologia de Variação Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD) da Kia, entre outras inovações. O sistema CVVD permite comutar impercetivelmente entre diferentes ciclos de combustão consoante a respetiva carga, melhorando o consumo de combustível em todas as situações de condução. Embora este novo motor debite a mesma potência que as anteriores motorizações da linha “Kappa” (100 cv), quando conjugado com a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia oferece um pico de binário superior.

 

O novo Kia Rio também foi sujeito a profundas melhorias na sua gama de motores a gasolina previamente existentes, o que se traduziu numa diminuição do consumo de combustível e das emissões de CO2, bem como num aumento da facilidade de condução. No caso do mercado português, surge, assim, uma versão renovada do 1.2 aspirado, que oferece tecnologia de injeção Dual Port e 84 cv de potência.

 

O 1.0 l T-GDi de 100 cv, por seu lado, pode agora surgir equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, que substitui a anterior de 5, ou com a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia.

 

Os engenheiros da marca aperfeiçoaram ainda o sistema Idle Stop & Go (ISG), correspondendo assim à extensa utilização deste modelo em meios urbanos nos mercados de todo o mundo. O novo ISG, ligado ao sistema de travagem, oferece uma poupança de combustível adicional, ao desligar o motor quando os pedais dos travões e da embraiagem são ambos acionados no momento em que o automóvel para. O motor liga-se novamente quando os dois pedais são libertados. Ao mesmo tempo, a mudança selecionada pelo condutor é novamente engrenada. Até aqui, o sistema apenas estava ligado à embraiagem. Este pequeno ajustamento contribui para que o Rio ofereça uma melhor economia de combustível e menores emissões.

 

Design exterior

Subtilmente renovado: um design exterior arejado e exclusivo.

A nova versão do Rio apresenta um design dianteiro reconfigurado, que vincando o estilo e o carácter desportivo. Outras atualizações nas suas linhas simplificam a sua imagem, reforçando a aparência ligeira e de bom gosto deste “hatchback” de 5 portas.

 

Na renovação do design da versão 2020 do Rio, a emblemática grelha dianteira “nariz de tigre” surge compactada (para uma aparência mais focada) e acompanhada por um para-choques mais baixo e amplo, bem como por novas caixas para os faróis de nevoeiro. Estas alterações conferem à parte dianteira uma aparência mais suave e, simultaneamente, mais objetiva, proporcionando ao veículo uma pose mais confiante na estrada.

 

O novo Rio conta igualmente com duas novas cores exteriores, o Perennial Grey e Sporty Blue, aumentando para nove o número de opções para o cliente, embora dependendo da especificação do modelo e do mercado. São também disponibilizadas novas jantes de liga leve de 16” e oito raios, para além das de 15” já existentes (consoante a especificação).

 

As dimensões exteriores do Rio de quarta geração mantêm-se as mesmas, com uma atitude equilibrada, um capô e uma projeção dianteira relativamente compridos, uma projeção traseira curta e um pilar C vertical. Para além de uma distância entre eixos de 2580 mm, o Rio apresenta-se com 4065 mm de comprimento e 1450 mm de altura. O design geral caracteriza-se por linhas retas e bem definidas, que se prolongam a toda a extensão da linha de ombros e das portas, reforçando o aspeto esguio deste modelo e conferindo-lhe uma pose mais confiante.

 

Design e tecnologia interior

Ambiente mais requintado e novo display de infotainment.

O novo Kia Rio apresenta um habitáculo moderno, com formas bem definidas e uma disposição dos comandos mais ergonómica do que no seu antecessor, destacando-se, entre outros elementos, o tablier que se inclina na direção do condutor. Todo o espaço interior foi concebido no sentido de acomodar a vasta gama de tecnologias disponíveis neste modelo.

 

Surge-nos assim um conjunto de melhorias ao nível visual, dos materiais e da tecnologia, que proporcionam um ambiente mais requintado e uma qualidade reforçada. As principais novidades são o amplo ecrã de 8,0” e o ecrã digital de 4,2”, com maior resolução, no painel de instrumentos do condutor.

 

A nova geração do Rio apresenta um ecrã tátil mais amplo (de 8,0”). Os condutores podem igualmente contar com multiligações Bluetooth, que permitem a ligação de um máximo de dois dispositivos móveis em simultâneo (um telefone para chamadas mãos-livres e multimédia e outro aparelho apenas para multimédia). A sua avançada funcionalidade de ecrã dividido possibilita o comando e a monitorização de diversas funções do veículo em simultâneo. Para isso, os utilizadores apenas têm de personalizar o ecrã, recorrendo a diferentes widgets. Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis nos modelos equipados com o novo Display Audio de 8,0”, eliminando assim a necessidade de ligação de smartphones através de cabo.

 

Funcionalidade e arrumação        
Habitáculo espaçoso e espaço de carga generoso.

A obtenção de elevados níveis de funcionalidade foi um dos objetivos principais das equipas de conceção e desenvolvimento da Kia, que conseguiram assim criar o modelo com o habitáculo mais espaçoso e um dos volumes de carga mais elevados (325 litros) do segmento B.

 

A distância entre eixos e a carroçaria relativamente longas do Rio contribuem para estas dimensões generosas ao nível do habitáculo e da bagageira. Os passageiros podem usufruir de um espaço para as pernas de 1070 mm à frente e 850 mm atrás, bem como de um espaço para os ombros superior ao de muitos outros automóveis desta classe (1375 mm à frente e 1355 mm atrás). A altura entre o assento dos bancos e o teto à frente e atrás (987 mm e 964 mm respetivamente) é também das mais elevadas do segmento B.

 

O habitáculo oferece ainda muitos espaços de arrumação, incluindo um tabuleiro duplo na base da consola central para dispositivos móveis e outros objetos de pequena dimensão, uma consola superior com compartimento para óculos de sol e um prático porta-luvas “single-box”. Todas as portas possuem suporte para garrafas (de 1,5 litros à frente e 0,5 litros atrás), existindo igualmente dois amplos suportes para copos na parte dianteira. As portas apresentam também espaços de arrumação nos respetivos puxadores, que são particularmente úteis para objetos pequenos, tais como telefones ou moedas.

 

Por fim, o sistema de piso da bagageira com dois níveis permite ao condutor mudar a altura desse mesmo piso de modo a criar um compartimento onde pode guardar objetos de forma a protegê-los de olhares indiscretos. O Rio está equipado de série com bancos traseiros rebatíveis e uma roda sobresselente.

 

Conforto a bordo e condução

Agilidade nas curvas e conforto em viagem.

O Rio oferece um alto nível de envolvimento do condutor, proporcionando elevados níveis de agilidade e resposta à condução, acompanhados por um assinalável conforto e um elevado grau de estabilidade em movimento. A sua suspensão totalmente independente, com travessa e braços mais rígidos, garante respostas mais diretas e maior segurança nas curvas, assim como uma superior prontidão de resposta às reações do condutor. Quer a suspensão dianteira quer a traseira estão afinadas de forma a garantirem níveis elevados de conforto a bordo e estabilidade em curva.

 

O Rio está equipado de série com o sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) com Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC). O VSM assegura a estabilidade em travagens e em curvas, detetando perdas de tração e usando o ESC para ajudar o condutor a manter sempre o controlo do veículo.

 

A acompanhar o VSM e o ESC surgem duas novas tecnologias, fornecidas de série. A primeira, denominada Controlo de Travagem em Curva, aplica uma força de travagem assimétrica às diferentes rodas nas curvas, contrariando potenciais perdas de tração e proporcionando assim maior segurança. A segunda, Estabilidade em Linha Reta, evita que o veículo fuja para os lados em caso de travagem de emergência em linha reta, ajustando a pressão de travagem a cada roda para manter a estabilidade.

 

Segurança

Novas tecnologias de segurança ADAS disponíveis.

O renovado Rio apresenta um amplo conjunto de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) e de funcionalidades de segurança ativa, destacando-se a Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (FCA) com deteção de peões, veículos e (agora também) ciclistas, a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), o Aviso de Atenção do Condutor (DAW), a Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA) e o Alerta de Ocupação dos Bancos Traseiros (ROA).

 

Os clientes podem contar igualmente com seis airbags distribuídos pelo habitáculo, bem como correias e pontos de fixação para cadeiras de criança ISOFIX.

 

Produção e vendas

Construído na Coreia e disponibilizado na Europa com a garantia da Kia, líder na indústria automóvel.

O novo Kia Rio é fabricado na Coreia e as primeiras unidades chegam agora a Portugal. Todas as suas versões são fornecidas de série com a garantia de 7 anos ou 150 000 km, que só a Kia oferece.


Fonte: Kia Portugal