Foto

Tudo sobre carros movidos a Hidrogénio

Carros movidos a hidrogénio? 

A indústria automóvel sofreu muitas alterações ao longo dos últimos anos e as marcas estão a apostar numa mobilidade cada vez mais amiga do ambiente. Foi no âmbito dessa estratégia que surgiram os carros elétricos, híbridos e também os carros a hidrogénio, também designados veículos com pilha de combustível a hidrogénio (FCEV).

O que são carros movidos a hidrogénio?

Os carros movidos a hidrogénio são veículos que usam pilhas de combustível para converter hidrogénio e oxigénio em água, gerando eletricidade para alimentar o motor do carro. Os carros a hidrogénio incluem-se igualmente na categoria de veículos elétricos.

Como funcionam os carros a hidrogénio?

Os carros movidos a hidrogénio utilizam eletricidade para alimentar um motor elétrico, mas ao contrário de outros veículos elétricos, estes carros produzem eletricidade usando uma célula de combustível movida a hidrogênio, em vez de extrair eletricidade apenas de uma bateria.

Qual a autonomia e como se carrega um carro movido a hidrogénio?

A autonomia dos carros movidos a hidrogénio pode ultrapassar o milhar de quilómetros e o abastecimento é semelhante ao de uma viatura a combustão. Em cerca de cinco minutos atinge a autonomia total da viatura.

Vantagens:

·      Abastecimento rápido;

·      Autonomias elevadas;

·     Zero emissões poluentes.

 

Desvantagens:

·      Dispendioso;

·      Volatilidade (é um gás altamente inflamável, pelo que deve ser abastecido em segurança);

·      Não tem incentivos do estado.