Grupo A MatosCar
O Grupo A MatosCar é um grupo do setor automóvel com sede em Portalegre. Conta com três empresas que representam 24 marcas automóveis. Está presente em sete cidades do país: Guarda, Fundão, Castelo Branco, Portalegre, Elvas, Évora e Beja.
As origens do Grupo A MatosCar remontam à década de 80 do século XX, época em que se tornou no representante oficial da Opel em Portalegre. Desde 1986, cresceu e consolidou a sua presença. Hoje, o Grupo A MatosCar é constituído por três empresas – a A MatosCar, a A MatosCar Beiras e a Lubripor - e está presente em 7 cidades, nos quais representa 24 marcas de automóveis.
A operar sempre no Interior do país, conta, atualmente, com cerca de 350 colaboradores que procuram, diariamente, atingir níveis de satisfação elevados junto dos clientes, sejam eles compradores de viaturas novas, sejam pessoas que recorrem aos nossos serviços de manutenção e assistência devidamente autorizados pelas marcas representadas.
Sustentabilidade e proximidade
A excelência e a qualidade são princípios que nortearam a atividade da A MatosCar desde a sua criação. Com mais de 3 décadas de experiência no ramo automóvel, a empresa é hoje uma das maiores do sector no Interior do país, com presença em sete cidades: Guarda, Fundão, Castelo Branco, Portalegre, Elvas, Évora e Beja. Representa 24 marcas, e quase 4 centenas de colaboradores.
O crescimento do Grupo A MatosCar sempre assentou numa estratégia de crescimento sustentado, numa história que teve início em Portalegre, em 1986. Quando Portugal passou a fazer parte da União Europeia, Artur Matos entrava no sector automóvel, com a representação da Opel e Bedford nesta região do Alto Alentejo. O mercado dos automóveis novos estava em franca evolução, e a companhia assumiu-se, desde o início, como um agente muito ativo nesta área geográfica de Portugal. A consolidação das vendas e a vontade de crescer foram fatores cruciais para que a oportunidade de expansão se tornasse uma realidade. Com uma estratégia assente no desenvolvimento sustentado de todas as operações, só em 1997, 11 anos após a sua fundação, é que a A MatosCar se expandiu geograficamente, com a aquisição da concessão Opel em Castelo Branco. Paralelamente, com a constituição da empresa Lubripor, o Grupo também comercializava, em Portalegre, veículos Nissan.
Expansão e alargamento de horizontes
2005 é, contudo, o ano que marca uma nova fase do Grupo. Foi a partir dessa altura que o número de marcas representadas começa a aumentar de forma considerável. A empresa passa a representar a Chevrolet, ainda como Daewoo, nas três cidades em que está presente e, um ano depois, alarga a oferta com a chegada da Isuzu.
Com as operações consolidadas em Portalegre, Castelo Branco e Évora, a A MatosCar voltou, em 2009, a expandir-se rumo a Sul, desta vez para Beja, com a representação das três marcas com que já trabalhava habitualmente, a Opel, a Chevrolet e a Isuzu. Nesse mesmo ano, a SEAT passou a fazer parte da família nos distritos de Évora e, posteriormente, de Portalegre.
Passo a passo, o Grupo A MatosCar tem vindo a alargar a sua oferta, sempre com o intuito de prestar um melhor serviço aos seus clientes, apostando em novas marcas que fortaleceram os pilares da empresa.
Em 2014, a empresa dá mais um salto importante no crescimento geográfico, inaugurando as instalações na cidade da Guarda, como representante das marcas FIAT e Citroën. No mesmo espaço, inaugura o seu primeiro showroom da marca Car Select, marca registada do Grupo A MatosCar, e que procura oferecer aos seus clientes, viaturas seminovas e de serviço ao melhor preço e com garantia.
Já em 2018, entramos na cidade do Fundão com a marca Kia em vendas e após venda e com a marca Volkswagen em após venda.
Já no início de 2019 o Grupo A MatosCar passou a representar a Citroën também no distrito de Beja, tornando esta marca a única representada nas 5 capitais de distritos onde o grupo está presente: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Já em 2020 juntou-se a Audi ao conjunto de marcas que já representamos em Évora, A Volkswagen, que concessionávamos apenas em Castelo Branco, expandiu-se também a Portalegre e a Évora.
Os desafios para o futuro são muitos e o ano de 2020 foi o ano em que inauguramos as nossas instalações na cidade de Évora, onde reunimos num só espaço todas as marcas que representamos nesta cidade.
Já em 2021, expandimos a nossa atividade à cidade de Elvas em termos de vendas e em 2022 em após venda. A proximidade com a sede da empresa – Portalegre – e o facto de termos muitos Clientes desta zona fronteiriça dei-nos a motivação estratégica para abrir espaço próprio nesta cidade. Ainda sem definição das marcas que serão representadas oficialmente, estamos já com uma oferta diversificada em viaturas semi novas que muita procura tem tido por parte dos Elvenses.
Visão
Oferta alargada
2011 e 2012 foram, de facto, anos em que o Grupo duplicou as suas presenças e representações de marcas. Depois de uma primeira fase em que o Grupo passou a representar a Citroën em Castelo Branco e a Ford em Portalegre, continuou com o início da atividade da Hyundai em Évora e em Portalegre e, mais tarde, fez o mesmo mas com a Fiat e a Alfa Romeo. Paralelamente, tornou-se representante da Volkswagen na capital da Beira Baixa, Castelo Branco e passou a ser o reparador autorizado de três marcas norte-americanas no distrito de Évora, a Jeep, a Dodge e a Chrysler. A mudança de 2012 para 2013 trouxe mais uma novidade, com a inclusão da Volvo no leque de marcas representadas pelo Grupo, desta feita em Castelo Branco. É com passos firmes e seguros que o Grupo trabalha diariamente no sentido de garantir a maior sustentabilidade de todas as empresas e, assim, poder oferecer o melhor serviço de proximidade aos seus clientes. É nesse sentido que em 2014 o leque de ofertas aumenta com a abertura do espaço ŠKODA em Évora e, em 2015, a BMW. A marca premium tem um espaço de exposição e um serviço de após venda de primeira qualidade na cidade Património da Humanidade, Évora. Foi também em 2014 que nos alargámos geograficamente para a cidade da Guarda com a FIAT e a Citroën. Em 2018 chegámos ao Fundão com a Kia e a Volkswagen, esta última só na área de pós venda. Em 2019 foi a vez da Citroen chegar a Beja e ser a única marca que detemos em todos os distritos onde operamos. Já em 2020 recebemos uma nova marca, a Audi para o distrito de Évora, sendo que vimos a Volkswagen descer de Castelo Branco para Portalegre e chegar a Évora.
Satisfação plena e crescimento sustentado
A A MatosCar procura, com rigor, dedicação, esforço e método, garantir os mais altos níveis de satisfação dos clientes. É com base num crescimento sustentado que o Grupo pretende continuar a promover sinergias entre as suas empresas, e não só, para que, através destas, se assuma como um dos principais agentes a operar no sector automóvel nas áreas geográficas em que está presente.