Gestão de Resíduos

As Sociedades do grupo A MatosCar dedicam-se ao comércio e reparação de veículos automóveis, ficando abrangidas, na vertente dos resíduos, pelas obrigações emergentes do Decreto-Lei n.º 102-D/2020 de 10 de dezembro (Regime Geral da Gestão de Resíduos), e do Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro, nas suas atuais redações.

Além do cumprimento integral da legislação aplicável, a A MatosCar reconhece a importância de adotar um modelo de gestão de resíduos ambientalmente sustentável, pois tem consciência que o tipo de atividade que desenvolve, gera resíduos com um elevado potencial de contaminação ambiental.

É por este motivo que todos os resíduos produzidos são separados na origem por tipologia, são devidamente acondicionados e posteriormente são encaminhados para tratamento através de Operadores de Gestão de Resíduos devidamente licenciados pela Agência Portuguesa do Ambiente. Esta operação é realizada privilegiando, sempre que possível, destinos de reciclagem ou valorização, em detrimento de opções de eliminação, de forma a contribuirmos ativamente para um modelo global de Economia Circular, que preconiza que os resíduos de uma atividade possam ser utilizados como matéria-prima de outra atividade, de forma a manter os recursos existentes em circulação na economia, evitando-se a extração de novos recursos e a pressão sobre os ecossistemas.

No ano 2021 o grupo A MatosCar produziu cerca de 152 toneladas de resíduos nas suas oficinas, entre resíduos perigosos e não perigosos, dos quais 89% foram encaminhados para processos de valorização ou reciclagem, e apenas 11% foram eliminados.

No que respeita às águas residuais geradas na atividade, o grupo A. Matos Car assegura em todas as oficinas a existência de um sistema de Separação de Hidrocarbonetos, bem como a sua manutenção periódica e preventiva, de forma a assegurar a qualidade das águas entregues nos respetivos coletores municipais. A qualidade destas águas é monitorizada periodicamente através de análises realizadas por laboratórios de referência.

No contexto da legislação aplicável aos fluxos específicos de resíduos, o grupo A MatosCar mantém contratos com as seguinte Entidades Gestoras:

  • SOGILUB - Óleos e óleos usados;
  • Valorpneu – Pneus e pneus usados;
  • [ERP Portugal, Electrão ou WEEECYCLE] – Equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos;
  • Valorcar ou GVB – Pilhas e acumuladores e resíduos de pilhas e acumuladores;
  • Valorcar – Veículos e veículos em fim de vida.

Acreditamos que o envolvimento de todos os intervenientes é fundamental para o bom resultado que se pretende alcançar, e é por esse motivo que realizamos ações periódicas de sensibilização e formação na gestão de resíduos de oficina aos nossos colaboradores.

Na A MatosCar assumimos o nosso compromisso para com as melhores práticas na gestão de resíduos, pois acreditamos que é fundamental ser-se ambientalmente sustentável para se alcançar o sucesso a longo prazo.