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Tive um furo...e agora?

Os pneus do carro têm uma vida útil que pode variar de 3 a 6 anos ou de 50.000 a 100.000 km, dependendo do modelo, do fabricante e ainda de outros vários fatores como o piso e a condução. 

Quando se deve mudar?

Deve-se mudar o pneu quando atinge a vida útil, quando se tem um furo ou quando o pneu atinge o limite de desgaste (que acontecer bem antes de terminar a vida útil). 

Vibrações incomuns, oscilações e falta de tração são indicadores de que é necessário mudar e, normalmente, os indicadores de desgaste são visíveis no pneu.

Mudar um pneu pode parecer um processo complicado, mas com as ferramentas certas é possível conseguir mudar rapidamente e em segurança. 

Ferramentas necessárias:

- Manual de manutenção do veículo;

- Pneu sobresselente;

- Macaco;

- Chave de rodas;

- Chave de segurança (quando aplicável);

- Luvas;

- Lanterna (pode acontecer de noite); 

Passo a passo:

1º Garanta que o carro está parado em segurança, nivelado e com os quatro piscas ligados;

2º Coloque a primeira e trave o carro com o travão de mão;

3º Vista o colete refletor e coloque o triângulo a, pelo menos, 30 metros do local;

4º Retire o pneu sobressalente e o macaco do carro;

5º Antes de levantar o carro solte ligeiramente os parafusos da roda (sentido anti relógio); No caso de existir porca antifurto utilize a chave de segurança.

6º Encaixe o macaco junto ao pneu que vai trocar (normalmente essa zona vem indicada no manual do veículo) e levante até a roda sair do chão;

7º Desaperte os parafusos e retire a roda (segure na roda com as duas mãos);

8º Coloque o pneu sobresselente e aperte os parafusos, aos poucos e na diagonal (não totalmente);

9º Baixe o carro e aperte os parafusos na totalidade.

Certifique-se de que a roda está bem apertada e se é possível continuar a sua viagem em segurança. Se sentir alguma dificuldade aconselhamos a chamar a assistência em viagem.