Foto

Como saber se o meu carro está em sobreaquecimento

O sobreaquecimento do motor pode ter várias causas, tanto mecânicas como de manutenção automóvel.

Possíveis causas:

Falha no sistema de arrefecimento: O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor dentro da temperatura adequada. Se existir uma falha nesse sistema, como um tubo ou radiador furado, o motor pode sobreaquecer.

Baixo nível de líquido de arrefecimento: O líquido de arrefecimento ajuda a dissipar o calor do motor. Se estiver demasiado baixo pode causar o sobreaquecimento do motor.

Defeito no Termostato: O termostato é responsável por controlar a temperatura do motor. Um problema no termostato pode impedir o fluxo de líquido de arrefecimento para o motor.

Avaria na Bomba de água: A bomba de água é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento pelo motor. Se estiver com defeito pode condicionar a circulação do líquido de arrefecimento e sobreaquecer o motor.

Radiador sujo ou obstruído: O radiador é responsável por dissipar o calor do líquido de arrefecimento. Se estiver sujo ou obstruído pode comprometer o arrefecimento.

Como prevenir?

Utilize óleo e líquido refrigerante de qualidade, controle os níveis de ambos e preste atenção aos sinais (alertas no quadrante, ventoinha). Uma boa manutenção é fundamental para prevenir problemas no motor da sua viatura.