Foto

Novo Kia Niro: concentrado de inovação


A nova geração do Kia Niro, que chega ao mercado português já no próximo mês de julho, inclui diversas funcionalidades inovadoras em matéria de design e conforto, que o colocam na vanguarda da mobilidade sustentável dentro do competitivo segmento dos crossovers compactos.


Característica estética dominante no design exterior é o pilar C, com um acabamento contrastante com a restante carroçaria, o qual, além do design, desempenha também uma útil função aerodinâmica. O painel esconde um “túnel” que canaliza o ar que se desloca pelos flancos do veículo, libertando-o através de um orifício junto às luzes traseiras. O resultado é uma diminuição da turbulência decorrente da resistência aerodinâmica.

Reforçando o foco na eficiência e na mobilidade sustentável como dois conceitos centrais no seu desenvolvimento, o novo Niro possui um modo de condução inteligente “Green Zone” na sua versão HEV. Tendo em conta aos dados de localização fornecidos pelo sistema de navegação, a análise dos padrões de condução ou ainda através do comando manual por parte do condutor, o modo de condução “Green Zone” ativa a propulsão exclusivamente elétrica para eliminar as emissões de gases de escape em determinadas zonas, tais como escolas, hospitais, ou mesmo próximo da residência do condutor.

 

Habitáculo tipo “lounge” e amigo do ambiente

O habitáculo inclui uma quantidade significativa de materiais amigos do ambiente, muitos dos quais inspirados na própria natureza. O forro do tejadilho é produzido com 56% de fibras de papel recicladas, o couro artificial do revestimento dos bancos é fabricado em poliuretano de base biológica (Bio PU), contendo Tencel® produzido a partir de eucaliptos, e o painel onde se encontram inseridos os comandos dos vidros elétricos tem um acabamento com tintas isentas de BTX*. Os bancos de couro artificial possuem um efeito de tecido, enquanto as novas coberturas de plástico granulado remetem para o basalto natural que se encontra na ilha coreana de Jeju.

 

A experiência auditiva foi também melhorada através da instalação de uma caixa de velocidades inovadora, especificamente desenhada para gerar menos ruído. Esta nova caixa não possui marcha-atrás, sendo as manobras para a retaguarda executadas com recurso ao motor elétrico. Com esta alteração, o peso do veículo foi reduzido em 2,3 kg, resultando ainda numa diminuição do consumo em 0,62%. 

 

Nesta nova geração, condutor e passageiros beneficiam também de importantes melhorias na conceção dos bancos. A estrutura dos bancos dianteiros é 30% mais estreita que no modelo anterior, traduzindo-se numa redução de 30 mm, enquanto o banco de “relaxamento” reclinável do passageiro dianteiro foi configurado de modo a que a pressão exercida pelo corpo seja distribuída de forma mais uniforme, aumentando o conforto especialmente em viagens de longa distância. O banco do condutor dispõe de função de memória e, tanto os bancos dianteiros como os traseiros, usufruem de um sistema de aquecimento. A função de ventilação opcional está disponível para os bancos dianteiros. O banco traseiro foi concebido com uma função de inclinação de duas etapas, que aumenta o espaço e o conforto dos ocupantes, além de possuírem uma possibilidade de rebatimento na proporção 60:40, que assegura mais espaço para carga. 

 

No espaço para bagagem, o novo Niro inclui uma chapeleira recolhível, cujas dimensões compactas facilitam a sua arrumação. A tela deste elemento é fabricada em plástico PET reciclável, facto que reduz o seu peso em 2,1 kg relativamente às chapeleiras tradicionais. Com este dispositivo montado, os utilizadores podem tirar partido da capacidade de carga de 475** litros do Niro.

 

No centro do tabliê do novo Niro encontra-se um amplo ecrã, perfeitamente integrado, que contribui para a sensação de “lounge” que este espaço pretende transmitir. Outro pormenor muito útil é o ajuste da consola central, que se adequa às necessidades dos utilizadores. Este espaço pode ser configurado para diversos fins, incluindo um versátil suporte para copos e um tabuleiro central de superfície profunda, bem como uma divisória amovível que lhe permite acomodar um computador portátil, um tablet ou documentos.

Fonte: KIA Portugal