Foto

EX90, o Volvo “mais seguro” e 100% elétrico

A Volvo acaba de revelar o seu novo topo de gama elétrico. O EX90 chega com 7 lugares e autonomia até 600 quilómetros e a marca sueca garante que se trata do carro “mais seguro” que já produziu.

O novo SUV 100% elétrico da Volvo foi apresentado em Estocolmo, poderá chegar ao mercado português entre o final de 2023 e o início de 2024, e apresenta-se como uma peça fundamental na estratégia da marca sueca, que quer ser completamente neutra até 2040.

No lançamento do EX90, a Volvo vai oferecer duas configurações básicas (408 e 517cv), ambas com tração nas quatro rodas e motor duplo, alimentadas por uma bateria de 111 kWh, com uma autonomia que pode ir até 600 quilómetros e carregar dos 10% aos 80% em menos de 30 minutos.

O Volvo “mais seguro” chega equipado com 16 sensores, oito câmaras, cinco radares e ainda tecnologia Lidar (radar baseado em laser, que cria visualizações a 360 graus em tempo real) e, para além disso, vem equipado com hardware pronto para condução autónoma, um equipamento que, de acordo com a Volvo, pode evitar uma em cada dez colisões.

No interior, sensores e câmaras podem medir a concentração dos olhos; a tecnologia permite que o EX90 avalie o comportamento do motorista sonolento ou desatento e, se for detetada alguma falta de atenção, suaves alertas tornam-se progressivamente mais fortes, com o veículo projetado para parar com segurança e pedir ajuda após um acidente ou se perceber que o motorista adormeceu.

Outra novidade para a Volvo e padrão no EX90 é um monitor de segurança interno sensível o suficiente para detetar, por exemplo, a respiração de um recém-nascido, caso tenha sido deixado no veículo após se desligar o carro.

Toda esta tecnologia associa-se a um interior extremamente elegante e agradável, mas que não abdica da preocupação com a sustentabilidade, que é outra das preocupações da marca sueca.

Saiba mais, www.volvocars.com/pt/cars/ex90-electric